9 de janeiro de 2014

3ª Edição do Prémio de Jornalismo: Os Direitos da Criança em Notícia

“O trabalho de investigação e sensibilização social dos comunicadores é crucial para dar a conhecer a situação das crianças e o nível de respeito pelos seus direitos, bem como para exigir soluções para os problemas e promover e obter o compromisso de outros sectores da sociedade nesse empenho.”
(in Convocatória para os Prémios Ibero-americanos de Comunicação pelos Direitos da Infância e Adolescência – UNICEF-EFE, 2002/3)

O modo como os Media representam, ou porventura ignoram, as crianças pode influenciar as decisões tomadas em seu nome, e a maneira como o resto da sociedade os encara. Os Media muitas vezes retratam as crianças meramente como ‘vítimas’ ou encantadores ‘inocentes’. Ao proporcionarem às crianças e aos jovens oportunidades de falarem na primeira pessoa – acerca das suas esperanças e receios, das suas realizações, e do impacte do comportamento dos adultos nas suas vidas – os profissionais dos Media podem lembrar à opinião pública que as crianças merecem ser respeitadas como seres humanos individuais.”
(in The Media and children’s rights – a resource for journalists by journalists, UNICEF, 2010) 

 


Convite Prémio | Direitos da Criança em Notícia

 
O Fórum sobre os Direitos das Crianças e  dos Jovens em parceria com o Montepio convocam os/as profissionais da Comunicação Social portuguesa para a 3ª Edição do Prémio Os Direitos da Criança em Notícia.

 Nas últimas décadas, assistiu-se em Portugal a um avanço significativo no que diz respeito à protecção e promoção dos direitos da criança. Existem inúmeros casos de boas práticas e exemplos a seguir, mas também permanecem grandes desafios e desassossegos: (i) quanto aos direitos de provisão: as desigualdades sociais, onde se destaca elevado o nível de pobreza infantil; (ii) quanto aos direitos de protecção: a dificuldade em serem protegidas na sua identidade e integridade; e (iii) quanto aos direitos de participação: o reconhecimento pleno da criança como sujeito de direitos, a garantia de que a sua opinião seja considerada e a sua participação promovida e respeitada.

O trabalho jornalístico assume nesta matéria um papel crucial no sentido de informar e estimular o debate, dando a conhecer a situação dos direitos da criança em Portugal e contribuindo para a sua valorização junto dos/as profissionais da Comunicação Social bem como da sociedade em geral.

O Prémio Os Direitos da Criança em Notícia destina-se a reconhecer as abordagens jornalísticas que, em crónicas, reportagens ou entrevistas nas áreas da Imprensa, Rádio e Televisão (inclusive os divulgados em plataformas virtuais), tenham em conta a promoção e divulgação dos direitos da criança, numa perspectiva crítica, pluralista e inclusiva, sem comportar riscos para as crianças nem no presente, nem no futuro.

Será ainda atribuída uma menção honrosa, designada “Futuro/a Jornalista”, que se destinada a premiar uma crónica, reportagem ou entrevista inéditas elaborada por um/a aluno/a finalista do curso de Comunicação Social.
 
Assim, vimos por este meio convidar os/as profissionais da Comunicação Social Portuguesa a candidatarem-se a este Prémio, cujo regulamento e formulário de inscrição se encontram disponíveis on-line nas páginas das seguintes instituições que integram o Fórum, a saber:

 
AEJD - Associação de Escolas João de Deus
AMI - Assistência Médica Internacional
Amnistia Internacional Portugal
APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
APEI - Associação de Profissionais de Educação de Infância
APSI - Associação para a Promoção da Segurança Infantil
Associação Margens
Casa da Praia - Centro Doutor João dos Santos
CNE - Corpo Nacional de Escutas
CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade
CNPCJR - Comissão nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco
Conversas de Rua – Associação
CVP - Cruz Vermelha Portuguesa
Escola Superior de Educação de Lisboa
Espaço a Brincar
FMU - Fundação Maria Ulrich
Fundação Aragão Pinto
Fundação do Gil
Fundação Pro Dignitate
IAC - Instituto de Apoio à Criança
IPDJ - Instituto Português do Desporto e da Juventude
Oikos - cooperação e desenvolvimento
OMEP - Organização Mundial de educação Pré-Escolar
Pessoa Singular - Fernanda Freitas
rede ex aequo - associação de jovens lésbicas, gays, bissexuais, transgéneros e simpatizantes em Portugal.
UNICEF


Em processo de adesão:
CML – Câmara Municipal de Loures
ESEIMU - Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich
ESES, IP – Escola Superior de Educação de Santarém
ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas



Para mais informações ou esclarecimentos adicionais, é favor contactar:
Maria do Céu Costa: ceu.r.costa@seg-social.pt