1 de fevereiro de 2014

os espaços de vida das crianças e dos jovens: a cidade | tertúlia

 
 
No passado dia 29 de Janeiro, o Fórum voltou a reunir-se no Teatro Rápido, em Lisboa, para mais uma tertúlia que inaugurou o II ciclo. Este será dedicado a pensar, reflectir e discutir os espaços de vida das crianças e dos jovens.
 
Começamos por agradecer ao Teatro Rápido o seu apoio ao Fórum e a forma como a equipa acolhe as nossas iniciativas.
 


 
 
Esta tertúlia contou com três convidados: o Professor Carlos Neto, da Faculdade de Motricidade Humana de Lisboa, Sandra Nascimento, da Associação para a Promoção da Segurança Infantil e o Arquitecto Sérgio Xavier, da Câmara Municipal de Lisboa. O tema em debate foi a cidade.
 
Maria João Malho, do Instituto de Apoio à Criança - membro do Fórum - fez uma introdução ao tema do espaço e da cidade enquanto espaço de vida. Carlos Neto referiu que é impossível falar do espaço da cidade sem falar do corpo e da forma como nos relacionamos com ele. O espaço é um elemento de socialização e a cidade, do ponto de vista da criança, é "desesperadamente adulta" e não promove espaços de encontro e de liberdade. O Professor referiu ainda a enorme iliteracia motora dos dias de hoje, nas nossas crianças e jovens.
 
Sandra Nascimento sublinhou o carácter desumano da cidade que, obviamente, encerra em si muitas vantagens. Sérgio Xavier denunciou a ausência de respostas e de espaços para estar com as crianças, na cidade. Da plateia surgiu uma intervenção que lembra que, apesar de termos lugares reservados nos parques de estacionamento para deficientes, os passeios acabam por não ser inclusivos e apresentam inúmeras barreiras.
 
Tivemos ainda oportunidade para conhecer o projecto 2 de Maio todos os dias, pela presença de alguns alunos de arquitectura que connosco partilharam a sua experiência. Gonçalo apontou o dedo à incoerência entre a teoria e a prática, no que à arquitectura diz respeito: «a comunidade académica parece estar distante da realidade e a comunidade civil também não alerta para estas questões». O grupo de alunos "fez-se à pista" - para utilizar uma expressão do Gonçalo - e partiu para o terreno. Um dos objectivos do projecto passa por «dar voz ao Bairro e aos moradores, objectivando-se uma participação dos mesmos nas diversas actividades, desde a construção à limpeza do Bairro».
 
Fazemos nossas as palavras do Professor Carlos Neto e apontamos aqui algumas linhas para reflexão:
 
- a necessidade urgente de concepção ecológica de organização do espaço da cidade;
- o trabalho que há por fazer ao nível da informação e da formação dos pais, sensibilizando para o tempo para a participação lúdica;
- o estímulo à participação democrática e necessidade de ouvir as crianças;
- ao nível do planeamento urbano: respeitar a diversidade física e a cultura do espaço em si;
- a criação de um plano para a actividade motora, lúdica e física dos portugueses;
- não esquecer os espaços de jogo, de recreio e de "aventura";
- pensar o recreio escolar como um espaço para fazer amigos e para nos divertirmos.
 
 
A próxima tertúlia acontecerá no dia 26 de Fevereiro, para abordar Os espaços de vida das crianças e dos jovens: as redes virtuais, no âmbito do dia da internet segura, que se assinala a 11 de Fevereiro.